Friday, September 15, 2006

FASHION-SCREEN por Beto Urrick

Aproveitando o clima do Indie, selecionamos alguns filmes com fortes e interessantíssimas tendências/influências de Street wear, afinal o cinema pode ser uma grande fonte de inspiração na hora de montar um look novo.










The Blow Up - 1966 - Michelangelo Antonioni


Um clássico do cinema de arte, Blow up conta a história de um fotógrafo de moda que presencia um assassinato.As referências dos 60 são ótimas, podemos ver várias modelos famosas da época em trajes super divertidos e criativos.
















Saturday Night Fever - 1977 - John Badham


O filme ícone dos anos 70 mostra um jovem John Travolta tentando vencer na vida, e nas psitas. A era disco veste o filme com grandes lapelas, ternos brancos, muito brilho, cores supersaturadas e cabelos super elaborados.













Trainspotting - 1995 - John Hodge



O melhor filme britânico dos anos 90 conta uma história que podemos situar, a julgar pelas roupas, no fim dos anos 80.Abordando a realidade das drogas de maneira singular, Trainspotting mostra jovens da classe trabalhadora da Escócia e sua "displicência" com o visual. As calças justíssimas de Ewan McGregor, com camisetas de rock e tênis desgastados nunca foi tão cool como hoje. É válido citar seus outros amigos, cada com ótimas referências de street fashion.









Matrix Revolutions - 2003 - Larry & Andy Wachowski

















Um futuro caótico dominado por máquinas e com realidades diferentes. O trabalho de figurino é ótimo em todos os filmes da trilogia, mas em Revolutions encontra seu ponto alto.Não, não estou falando das roupas de couro super elaboradas dos protagonistas ( que são ótimas, e podem influenciar muita coisa legal na hora de montar um look ), mas sim das roupas dos habitantes de Zion, com fibras naturais, cores neutras, numa tendência folk e moderna (super atual também!). Outro ponto alto do filme são as roupas dos figurantes da boate, no início do filme, com um toque punk-fetichista deliciosamente divertido.














Nina - 2004 - Heitor Dhalia

Filme nacional livremente inspirado em "Crime e Castigo", o figurino em Nina ajuda a transformar as locações em qualquer cidade gélida e cinza européia.A história da jovem perturbada que transita por esse mundo inquietantemente neurótico apresenta ótimas releituras do punk e do gótico. Partes legais do filme : as festas nos "inferninhos" underground que a protagonista frequenta são recheadas de looks rock e agressivos.























Rize - 2005 - David LaChapelle

É claro que um filme com direção de um fotógrafo de moda tão peculiar como David só poderia trazer bons looks.O filme documentário relata a história do krumping, movimento de música e dança das ruas, com fortes influências do hip hop, e com um senso de moda bem característico.














The Fast and Furious 3 : Tokio Drift - Justin Lin


Ok, a história não é muito complexa nem surpreendente, mas esse filme particularmente tem muita informação de street fashion.Os japoneses têm um senso de moda só deles, e percebemos isso nos looks dos figurantes das corridas. é super legal ver os harajuku girls and boys com menos cara de mangá.

X-MEN 3 - 2006 - Bryan Singer


Acho genial a maneira como os figurinistas pegaram os uniformes colant amarelos dos quadrinhos e transformaram em roupas contemporâneas, mas o foco que quero dar aqui é nos figurantes da turma "do mal" do filme. As referências de roupa e cabelos são tão legais, e parecem recém saídas de qualquer balada de rock/electro, com um leve toque "mutante". Vale a pena prestar a atenção nesse exército "underground", entre uma explosão e outra.

3 Comments:

Anonymous Val said...

beto! arrasa no post's , hãn? amei o tema! Os filmes escolhidos são prá láa de óóótemos e mega alphaltwear! Até o Travolta com aquela faixa color super 70's! Amei!

babie... e o nome da crinça? carecida demais de botar nosso filho no mundoo! Só vc pode me salvar! cabei de "ver" bonito. mostrei seu post pra ele. resposta: eu amo o beto. ahahahah!
bjs!

Sunday, 17 September, 2006  
Anonymous greg said...

Faltou Brabarela. Afinal existe um asfalto espacial que têm de ser levado em consideração!

Tuesday, 19 September, 2006  
Blogger urrick said...

é verdade greg, mas não quis me estender.
com certeza teremos mais matérias sobre filmes e moda. assunto não falta!

Tuesday, 19 September, 2006  

Post a Comment

<< Home